Quais os equipamentos de proteção um profissional da saúde precisa usar?

|

Todo profissional de saúde precisa usar equipamentos de proteção individual, chamado também de EPIs, para proteger a si próprio como também a outros.

Nessa pandemia o que vimos foi uma corrida incessante para abastecer algumas clínicas e hospitais com esses equipamentos tão essenciais. Eles são de extrema importância para prevenção de contaminações de infecções e outros agentes que causam vários tipos de doenças, muitas vezes fatais.

Se você é da área de saúde precisa usar com todo o rigor, todos os equipamentos sem descanso. Se você pretende trabalhar na área da saúde, conheça agora um pouco mais sobre esses equipamentos de proteção individual.   

Por que usar EPIs é importante?

Todos nós sabemos que as clínicas médicas e os hospitais, por mais que tenham o serviço de limpeza rigoroso, são ambientes contaminados por agentes infecciosos que causam doenças. Por isso, todo cuidado é pouco quando estamos nesses ambientes, especialmente os profissionais de saúde.

Os equipamentos de proteção individual atuam como um protetor da nossa saúde e da nossa vida em geral. Quando usado da forma correta, ele pode proteger o profissional de ser contaminado por uma doença e também evitar que esse profissional contaminado, contamine outras pessoas.

Quem deve dar os epis no local de trabalho?

Quando o local de trabalho é uma clínica médica ou hospital, o equipamento de proteção individual deve ser dado pela própria empresa ou instituição. Mas quando o profissional que trabalha na área da saúde, é um profissional autônomo, neste caso, quem deve providenciar os equipamentos é o próprio profissional.

Principais equipamentos de proteção individual

Existem vários equipamentos de proteção individual para a área da saúde, e a cada dia que passa mais equipamentos vão surgindo para esses profissionais, graças ao avanço da tecnologia.

Conheça agora alguns dos equipamentos de proteção individual mais utilizados pelos profissionais de saúde.

Máscaras

As máscaras são extremamente necessárias para um profissional de saúde no seu ambiente de trabalho, especialmente depois que a pandemia chegou.

Antes da pandemia, as máscaras só eram usadas pelos profissionais de saúde, quando precisavam fazer um procedimento muito delicado como, por exemplo, cirurgias. A pandemia mostrou que na verdade a máscara de proteção é para ser usada por todos, em todos os momentos.

O que vemos hoje já se mostrou uma nova realidade para todos os profissionais de saúde. As máscaras fazem parte do look desses profissionais e não devem deixar de ser usadas nem tão cedo.

Jalecos

O jaleco é outro equipamento de proteção individual que um profissional deve usar. Ele tem várias funções e protege de muitas coisas que podem acontecer no dia a dia de um profissional. Por exemplo, em ambientes hospitalares é comum doentes vomitarem e se o médico estiver sem jaleco, pode acabar sendo atingido.  

Luvas

As luvas são tão necessárias quanto as máscaras, pois nossas mãos são contaminadas a todo momento, e muitas vezes levamos a mão para regiões do corpo como olhos, boca, nariz e muito mais.

A luva vai proteger o profissional quanto também o paciente de serem contaminados.

Além das luvas, jalecos e máscaras, também entra nessa lista o avental, máscara cirúrgica, sapatos fechados, óculos de proteção, protetor facial de acrílico e muito mais.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.